"111" O Espetáculo !
Recebi um convite desafiador, algo que muitas vezes me perguntei, sem encontrar respostas.
E hoje por linhas do destino estou aqui com o desafio nas mãos, e querendo faze-lo, querendo colocar em prática de forma que venha a ser positivo pra mim, e pra quem me desafiou.
Fui chamada a pensar o social, a pensar o cultural num formato de denúncia, num formato de protesto, enfim num formato de reflexão.
E pela primeira vez me pergunto: E a violência, até que ponto somos uma fatia da sociedade que contribui pra isso? qual a parcela de culpa de uma sociedade que se tranca, que se cala ou simplesmente que vibra quando a violência reprime a violência.
Fui chamada pelo meu amigo e jornalista Wagnner Sales para produzir o Espetáculo "111", projeto teatral que é baseado nos relatos do dia 02 de outubro de 1992 que ficou conhecido mundialmente como: Massacre do Carandiru.
Massacre este deixou um saldo de 111 mortes e algumas várias impunidades, que no trajeto das investigações se tornaram durante todo esse tempo quase esquecidas.
Com um trabalho dedicado do ator e diretor caruaruense Emerson Deyvison, as pesquisas encampadas por ele em torno do acontecimento resultaram em um espetáculo forte e de um potencial cênico admirável, que tem a responsabilidade de fazer surgir no meio da platéia a reflexão, os questionamentos sobre os assuntos mais assustadores da nossa sociedade.
E este, é o desafio que abraço, aceito convite. E sendo aceita por todo elenco e diretor, resolvemos caminhar no sentido de que uma sociedade se constroi com bases de responsabilidades e consciência do fator maior que move o mundo a busca pelo acerto, pela integridade da alma e do coração.
Nesse momento lembro de um trecho de uma musica do Pe. Fábio de Melo que fecha bem esse contexto do nosso ser "humano".
"Sou humano demais pra compreender,
humano demais pra entender,
esse jeito que escolhestes de amar quem não merece.
Sou humano demais pra compreender
humano demais pra entender
que aqueles que escolhestes e tomastes pela mão
geralmente eu não os quero do meu lado."
Comentários
wagnner sales e elenco da peça 111